segunda-feira, 23 de maio de 2011

Planejamento Anual EJA 3ª Etapa

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

I - BIMESTRE

• Leitura e interpretação de textos
• Redação: conceitos e produção de textos narrativos
• Noções de fonética
• Encontros consonantais, vocálicos e dígrafos
• Divisão silábica ( orientações práticas )
• Emprego de sinais de pontuação
• Acentuação tônica e acentuação gráfica (regras práticas)
• Ortografia
• Dificuldades da Língua: uso dos porquês,mau/mal, mais/más/mas; há/a, etc
• Mostra Cultural: Meio Ambiente (sobre o lixo)
• 1ª Avaliação


II – BIMESTRE

• Leitura e Interpretação Textos
• Redação: Produção de textos
• Substantivos – classificação – contextualização
• Artigo – classificação
• Numeral - classificação
• Adjetivo - contextualização
• Pronomes – classificação
• Mostra Cultural: Meio Ambiente (sobre o lixo)
• 2ª Avaliação

III- BINESTRE
• Leitura, Interpretação e Produção de Textos
• Redação: Descrição ( conceitos e produção de textos com imagens)
• Verbos regulares e irregulares – tempos e modos
• Vozes verbais
• Preposição, advérbio, conjunção e interjeição
• Sujeito – classificação e contextualização
• Mostra Cultural: Meio Ambiente (sobre o lixo)
• 3ª Avaliação

IV – BIMESTRAL

• Leitura, Interpretação e Produção de Textos
• Redação: dissertação ( discussão e produção de textos sobre assuntos diversos)
• Predicado – classificação e contextualização
• Complementos verbais e nominais
• Aposto e vocativo
• Poema e poesia - noções de versificação
• Assuntos Transversais: meio ambiente
• Mostra Cultural: Meio Ambiente (sobre o lixo) - culminância
• 4ª Avaliação



OBJETIVOS GERAIS

No processo de ensino-aprendizagem dos diferentes ciclos do ensino fundamental, espera-se que o aluno amplie o domínio ativo do discurso nas diversas situações comunicativas, de modo a possibilitar sua inserção efetiva no mundo da escrita, ampliando suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania. Para isso a escola deverá organizar um conjunto de atividades que, progressivamente, possibilite o aluno:
• Utilizar e desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando descriminações e desenvolvendo capacidade de uso diário como( saber fazer uso de deus direitos e também deveres, conhecer e distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano, trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de leitura)
• Utilizar a linguagem na escuta e produção de textos orais e na leitura e produção de textos escritos de modo atender as múltiplas demandas sociais, responder a diferentes propósitos comunicativos e expressivos e considerar as diferente condições de produção do discurso;
• Sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas nos textos, reconstruindo de modo pelo qual se organizem em sistema coerente;
• Aumentando a aprofundando seus esquemas cognitivos pela ampliação do léxico e de suas respectivas redes semânticos;
• Analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio, desenvolvendo a capacidade de avaliação de textos;
• Contrapondo sua interpretação da realidade a diferentes opiniões;
• Identificando e repensando juízos de valor tanto socioideológicos (preconceituosos ou não) quanto histórico-culturais (inclusive estéticos) associados à linguagem e à língua;
• Reafirmando a sua identidade cultural e social;
• Reconhecer e valorizar as diferentes variedades do português, procurando combater o preconceito lingüístico;
• Reconhecer e valorizar a língua do seu grupo social como instrumento adequado e eficiente na comunicação do cotidiano;
• Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade,
• Valorizando sua cultura e seu conhecimento;
• Fortalecer nos jovens e adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo e desenvolver sua capacidade de interação
• Criar condições para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, a sua capacidade de utilizar a língua a de modo variado a adequado ao contexto, às diferentes situações sociais, interessando em ampliar seus recursos expressivos, seu domínio da língua padrão em suas modalidades orais e escritas










OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Ler, Interpretar e Produzir Textos
• Desenvolver habilidade de redigir
• Dotar o estudante de técnicas e conhecimento que permitam a desenvolver uma consciência crítica da realidade em que vive através do estudo do texto
• Produzir diferentes tipos de discurso
• Reconhecer, classificar e aplicar as classes gramaticais nos diferentes tipos textos e em diversas situações
• Compreender o mecanismo da formação de palavras e reconhecer os seus elementos mórficos
• Desenvolver a capacidade de escrever corretamente através do exercício com as dificuldades da língua
• Proporcionar o estudante a aprender como cuidar do seu meio ambiente através de atividades com temas transversais. ( meio ambiente)
• Aplicar corretamente o uso da crase na produção dos diferentes textos;
• Examinar e analisar a estrutura de um período simples e das orações que o compõe através da análise sintática
• Aplicar corretamente os casos de concordância nominal e verbal
• Examinar. analisar e classificar a estrutura de um período composto e das orações que o compõe através da análise sintática
• Identificar os tipos de linguagem
• Reconhecer as figuras de linguagem em diversos textos
Reconhecer textos poéticos
• Reconhecer os elementos literários – noções de versificação
• Através das atividades que serão desenvolvidas sobre o tema Meio Ambiente pretende-se despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessi¬dade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem, também mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima.
Reconhecer a necessidade e as formas de coleta e destino do lixo a fim de reaproveitá-lo e principalmente perceber a necessidade de uma nova postura frente ao meio ambiente, garantindo uma melhor qualidade de vida;

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METODOLOGIA

• Leitura e Interpretação de textos diversos: poesias, contos, crônicas, etc.
• Leitura de jornais e revista, observando os recursos lingüísticos
• Realização de atividades orais e escritas
• Incentivo ao debate
• Atividades de pesquisas
• Exercício dos conteúdos e resoluções
• Socialização de exercícios através de troca de atividades
• Exposição de trabalhos
• Promover a discussão sobre um tema proposto
• Incentivo a produção de textos
• Sugestões de leituras extra-classe
Observação: A escola trabalhará durante todo o ano letivo o tema Meio Ambiente (sobre o lixo) com a culminância na Amostra Cultural/ 2011 e que será tratado de forma interdisciplinar, possibilitando atividades práticas e vivência pessoais no meio em que vivemos. Serão desenvolvidas diversas atividades a partir de situações do cotidiano, apresentação de palestras, vídeos, produções textuais e finalmente exposição dos trabalhos realizados.



RECURSOS DIDÁTICOS

• Uso do quadro
• Textos
• Jornais
• Revistas
• Dicionário
• Vídeo
• Internet
• Livros didáticos




AVALIAÇÃO

• Frequência
• Participação
• Interesse
• Teste Simulado
• Redação
• Atividade de Pesquisa
• Debates
• Leitura







GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL José Bonifácio













PLANO DE CURSO




DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: DARLENE LISBOA
CURSO: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - eJA
SÉRIE: 3ª ETAPA



BELÉM-Pará
2011

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